SEJA UM REVENDEDOR

BLOG

ÍCARO CAVALHEIRO - O MENINO QUE SAIU DA ILHA DAS CABRAS PARA O MUNDO!

ÍCARO CAVALHEIRO - O MENINO QUE SAIU DA ILHA DAS CABRAS PARA O MUNDO!

“Minha relação com Balneário e com a Ilha das Cabras é de unha e carne. Levo comigo o nome de Balneário Camboriú pelos quatro cantos do mundo que eu passei”.


Ícaro Osmar Cavalheiro, nasceu em 1968, no dia 07 de agosto na Ilha das Cabras, situada a 600 metros da Praia Central de Balneário Camboriú/SC. Filho do primeiro guarda- vidas contratado pelo prefeito da cidade na época, ele foi morar na Ilha no começo dos anos 60. Lá o Ícaro, seu pai, a madrasta (Vera Lúcia) e os irmãos - Marcelo e Marina, moravam juntos. Foi uma infância muito saudável e diferenciada da maioria das pessoas. A seguir você confere o emocionante relato dessa história inspiradora. E claro, transcrevemos as palavras de Ícaro que nos concedeu uma entrevista exclusiva por áudio, direto da sua casa em Las Vegas/EUA.


Infância


Minha infância foi diferenciada de outras crianças na época. Até os meus 9 anos, eu nunca tinha colocado um tênis no meu pé, sempre andava de chinelo ou com os pés descalços. Usei o tênis justamente para ir na escola pela primeira vez, estudei na Presidente João Goulart. Naquela época não tínhamos água encanada, luz, televisão ou geladeira. Posso dizer que a minha infância foi bem roots e simples, com muito amor, ligação e contato com a natureza.


Algumas das minhas brincadeiras quando criança eram pescar, nadar, pegar mariscos e lagostas. Fazer barquinhos com canivete com madeiras de cortiço que vinham junto com a maré e paravam na parte de trás da ilha. Brincava também de arco e flecha, arapuca e pipa. Muitas dessas brincadeiras as crianças nos dias de hoje não sabem o que é.


Quando o mar estava bravo, eu precisava ir para a escola, porém meu pai não conseguia me levar na praia com a lancha ou o barco. “Eu ia para a escola nadando, amarrava o meu material numa caixinha de isopor dentro de um plástico, colocava na cintura e vinha nadando até a praia. Colocava o meu uniforme e ia pra aula, e na volta da escola voltava para a ilha nadando novamente”.


Saída da Ilha


Fiquei na Ilha até os meus 10 anos, depois disso fui para o continente. Nessa época, meu pai sofreu bastante, pois havia pessoas que queriam fazer muito mal a ele. Por isso, ele ficou 2 anos fora da cidade, enquanto isso morei com a minha madrasta Vera e meus irmãos. Foram tempos bem difíceis, onde passamos muita dificuldade. Minha madrasta trabalhava como empregada doméstica, eu limpava jardins e fossas e também fui caixa de supermercado aos finais de semana. E continuei estudando, eu sempre gostei muito de estudar. Foi ali que vi o caminho para atingir os meus objetivos. “Com conhecimento, acredito que podemos conquistar o mundo. Basta nós querermos e termos força de vontade para ir atrás.


Essas dificuldades fizeram com que a gente fosse indo cada vez mais longe e alcançando voos maiores. Acredito que todos esses fatores foram de suma importância para eu chegar onde eu sempre sonhei. Tudo isso me ajudou a sobreviver e viver de uma forma bastante interessante.


Gostaria de fazer um agradecimento para minha primeira professora, a Isolete. Em uma das aulas de Geografia, ela mostrou o globo com todos os países e continentes. Naquele momento, lembro de pensar “nossa, eu vou conhecer o mundo”. Talvez essa minha professora nem saiba os sonhos que ela plantou, mas aquela aula fez muita diferença na minha vida.


Tenho muito orgulho de ter saído da Ilha das Cabras, de ter crescido da forma que eu cresci - de forma humilde e com muito amor.


Trajetória Profissional


Em 1982, comecei a competir. Meu primeiro evento foi na Praia Brava, fiquei na segunda colocação, na categoria aberta. Aquela premiação foi muito maior pra mim do que fazer jardins e trabalhar como empacotador. Ali eu decidi que queria ser surfista e comecei a minha carreira como o Ícaro profissional, não parei nunca mais. Consegui conquistar os títulos de:


- Campeão Mirim - 1983


- Campeão Júnior - 1985


- Campeão Amador - 1986/87


- Campeão Profissional - 1988/89


- Campeão Master - 1997 


Tenho seis títulos catarinenses e dois títulos de campeão profissional (1988/1989) no Paraná. Nesses quase 40 anos de esporte profissional, competi em diversos lugares onde ganhei e perdi. Tudo o que o esporte nos ensina, conseguimos aplicar pra nossa vida profissional e diversos fatores. O esporte é um meio muito valioso para a nossa formação


Comecei a viajar para fora do país em 1987, sempre competindo. Fui para o Peru, Havaí, onde morei por alguns anos. Morei na Califórnia por um tempo também e hoje moro em Las Vegas. A partir dos anos 2000, eu me aposentei como surfista profissional (apesar de ter competido em eventos masters, inclusive, até hoje participo). Comecei a carreira de árbitro - Juiz Internacional, representando a América do Sul e faço isso até hoje. Inclusive, também faço os comentários técnicos para o maior nível do surf mundial a WSL – World Surf League.


É um prazer representar e levar o nome da minha cidade, sempre no coração, na minha alma e nas minhas lembranças.


E é importante lembrar que nós que estamos diariamente na praia, devemos utilizar protetores solares sempre. Eu como sou bairrista, é claro que recomendo Anasol. Porque eu acredito que temos que valorizar os nossos produtos e empresas locais. Ainda mais empresas com qualidade e benefícios dos protetores solares que fazem a diferença no estado e no Brasil.


Me sinto muito privilegiado de contar o meu relato para o aniversário de Balneário Camboriú, essa cidade que eu amo de paixão. Cidade do meu coração! Aloha!


 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A equipe Anasol agradece de coração a esse ser humano extraordinário que tem uma história inspiradora e emocionante. Ícaro, você é grande!

  • ÍCARO CAVALHEIRO - O MENINO QUE SAIU DA ILHA DAS CABRAS PARA O MUNDO!
  • ÍCARO CAVALHEIRO - O MENINO QUE SAIU DA ILHA DAS CABRAS PARA O MUNDO!
  • ÍCARO CAVALHEIRO - O MENINO QUE SAIU DA ILHA DAS CABRAS PARA O MUNDO!
  • ÍCARO CAVALHEIRO - O MENINO QUE SAIU DA ILHA DAS CABRAS PARA O MUNDO!





FALE CONOSCO